A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Convênio n° 5900.0113062.19.4, processo SEI n° 23089.102938/2019-54, com o objetivo de apoiar a aquisição e análise de dados abióticos para o projeto “Mar de Alcatrazes - Monitoramento de invertebrados, peixes e fatores abióticos no ambiente marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte do Estado de São Paulo”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DA VAGA
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa |
APOIO_ TEC |
Atividades
presenciais |
Execução
das atividades de campo; obtenção, processamento e curadoria de dados; instalação,
recuperação, operação de manutenção de equipamentos |
Graduação Experiência prática certificada e válida,em mergulho autônomo. Experiência com instrumentação para medidas ópticas e oceanográficas e trabalho embarcado, fluência em curadoria desses dados utilizando planilhas, e noções de programação em R, ou Python. Instrumentação para medidas ópticas e oceanográficas e trabalho embarcado, fluência em curadoria desses dados utilizando planilhas, e noções de programação em R, ou Python. |
1 (uma) |
R$ 2.600,00 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1.
Tenham graduação completa em Ciências do Mar, Meteorologia, Sensoriamento Remoto, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais ou área afins.
1.1.2.
Tenham experiência prática certificada e válida, em mergulho autônomo,
1.1.3
Tenham experiência com instrumentação para medidas ópticas e oceanográficas
e trabalho embarcado, fluência em curadoria desses dados utilizando planilhas,
e noções de programação em R, ou Python.
1.1.4. Tenha experiência com instrumentação para medidas ópticas e oceanográficas e trabalho embarcado, fluência em curadoria desses dados utilizando planilhas, e noções de programação em R, ou Python.
1.2.
São atribuições da(o)
bolsista:
1.2.1.
Executar um plano de trabalho de apoio à pesquisa em consonância com as
atividades do projeto;
1.2.2.
Auxiliar no preparo das campanhas de levantamento de dados;
1.2.3.
Auxiliar no uso e manutenção dos instrumentos oceanográficos e se
responsabilizar pela calibração dos instrumentos ópticos de campo com ajuda de
instrumentos de bancada do Laboratório Aquarela do Centro de Biologia Marinha
da USP, que incluem espectrofotômetros e fluorímetros.
1.2.4.
Auxiliar na curadoria dos dados de variáveis abióticas obtidos durante o
projeto bem como eventuais bases de dados complementares;
1.2.5.
Analisar as variáveis ópticas obtidas (inclusive pretéritas) e se familiarizar
com os programas de aquisição e processamento de dados;
1.2.6.
Produzir relatórios nas frequências solicitadas, conforme demanda da coordenação
do projeto;
1.2.7. Cumprir o trabalho na modalidade presencial, no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, localizado em São Sebastião - SP, salvo em caso de orientações institucionais distintas.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1.
Para o desenvolvimento das atividades previstas a(o) bolsista deverá dedicar 30 horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma presencial, no Centro de Biologia
Marinha da Universidade de São Paulo, localizado em São Sebastião - SP.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.
A(o) candidata(o) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 22/07/2024 e as
23h59min do dia 26/07/2024
3.1.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, com cópia
para o e-mail ciottiam@gmail.com, de comprovante de escolaridade,
certificação de mergulho autônomo, currículo lates
atualizado e uma carta de
intenção com até 2 páginas
onde apresente sua
experiência e interesse para a vaga
(todos os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (069/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.2.
A não apresentação da documentação exigida poderá
ser motivo de desclassificação da(o) candidata(o).
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado: 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais), conforme previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente ao período de 15 de agosto/2024 a 14 de agosto/ 2025.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado,
de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica
pela plataforma Google Meet.
6.2. É de responsabilidade da(o) candidata(o), aprovada(o) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocada(o)s até 5 (cinco) candidata(o)s por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação da(o)
candidata(o), independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
29/07/2024 |
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidata(o)s para 2ª
fase |
30/07/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
31/07/2024 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação da(o)s candidata(o)s aprovada(o)s antes da
etapa de recursos |
01/08/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
02/08/2024 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidata(o)s aprovada(o)s |
05/08/2024 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 12 (doze) meses.
7.2. O contrato da(o) bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.4. As atividades terão início em 15/08/2024 e término em 14/08/2025.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a
partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, a(o)
candidata(o) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “MAR DE ALCATRAZES”, EDITAL N° 069/2024”.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. A(o) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as) aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: ciottiam@gmail.com.
9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou reclamação
de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após
conclusão da fase de recursos:
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa - APOIO_
TEC
TITULAR
Ana Clara da Cruz Silva
SUPLENTE
Victoria Dallari Gruber
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista:
Bolsa de Apoio Técnico à pesquisa - APOIO_
TEC
TITULAR
Ana Clara da Cruz Silva
SUPLENTE
Victoria Dallari Gruber
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de
entrevistas que será realizada no dia 31/07/2024, no horário
especificado.
As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência,
através da plataforma Google Meet:
10h:00min - Ana Clara da Cruz Silva
Link da videochamada: https://meet.google.com/kot-rqxq-byx
11h:00min - Victoria Dallari Gruber
Link da videochamada: https://meet.google.com/wdr-fzup-uud